LOCAL DO EVENTO

Gramado é uma cidade marcada pelas colonizações alemã, italiana e portuguesa, cujos traços culturais estão presentes na hospitalidade, beleza, qualidade de vida e desenvolvimento que transformaram a vila construída por volta de 1875 na acolhedora cidade de nossos dias. Encontra-se a 120 kms, da capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Seu clima é temperado, arquitetura típica e manifestações culturais, tem no turismo e nos eventos científicos e culturais a base da economia. A indústria, marcadamente a partir dos anos 50, criou ciclos de riqueza nas áreas do calçado, mobiliário, malhas e confecções, além do delicioso chocolate caseiro que, acompanhado da gastronomia e dos serviços hoteleiros, encantam visitantes e orgulham seu povo (texto: Pref. Municipal de Gramado).

WISH SERRANO – CENTRO DE EVENTOS

Endereço: Av. das Hortênsias, 1480 – Bairro Centro. Gramado/RS

Situado no coração da Cidade de Gramado/RS, o Centro de Eventos Wish Serrano proporciona um espaço com infraestrutura completa, conforto e segurança para a realização de eventos de todos os tipos e portes.

As instalações incluem espaços como auditórios climatizados com tratamento acústico, salas de aula e de reuniões, sala de apoio, pavilhão de feiras/exposições, salas de recepção, além de instalações secundárias e área de serviço que integram a sua estrutura.

  • 3.000 m² de área para feiras/exposições
  • Ar condicionado
  • Ambientes versáteis
  • Internet banda larga / Wi-Fi

Localização central e privilegiada, junto a diversos restaurantes de gastronomia típica, farmácias e supermercados, além de fácil deslocamento para qualquer parte da cidade.

O Centro de Eventos sedia anualmente inúmeros eventos, tais como congressos, simpósios, seminários, feiras, exposições, cursos e treinamentos, tornando-se uma alternativa de qualidade para a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais na Serra Gaúcha.

Sobre a cidade de Gramado e canela

Gramado e Canela são duas cidades gêmeas de origem alemã, italiana e portuguesa, aninhadas em uma densa floresta no Rio Grande do Sul, Brasil, com distância de 9,2 km uma da outra. Possuem múltiplas opções de passeios entre os criados pelo homem e a natureza, gastronomia muito boa, gente simpática e prestativa, e de grande beleza a apenas cerca de 120 km de Porto Alegre.

Não precisa estar em um Congresso para perceber os encantos e as belezas das cidades Gramado e Canela no Rio Grande do Sul.

Um local onde predominam araucárias, árvores que podem ter até 35 metros de altura e hortênsias, flores que ficam agrupadas como buquês, todos unidos num montinho de folhas grandes com um verde vivo, que dão aos montes em todos os cantos da Serra Gaúcha.

Como a cidade preserva o foco turístico, a educação das pessoas é um ponto notável nessa cidade que parece ser feita por casinhas de bonecas. Um pólo de compras sofisticadas, de comidas maravilhosas, já que contam com quase 200 restaurantes, sem contar as inúmeras lojas de chocolates artesanais.

Saindo do centro e percorrendo as outras cidades da Serra Gaúcha, pode-se visitar vinícolas que produzem vinhos com reconhecimento e medalhas internacionais, além de provar queijos divinos que não são encontrados em cidade grande, mas em lojinhas pequenas de madeira comandadas por famílias com traços italianos e sotaque típico gaúcho.

Em Canela, um dos pontos que deve ser obrigatório a visita é o Parque do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros. Uma das atrações do parque, além de uma trilha de 927 degraus até a base da cascata, é o mirante no topo do parque, acima da copa das árvores araucárias, que tem a visão em 360º do parque e a vista para a cascata.

Outro parque que tem diversão garantida é o Alpen Park, que tem atrações como o trenó parecido com uma montanha russa, que percorre 900 metros no meio das árvores e cachoeiras, além do Arvorismo, a Tirolesa com 190 metros de extensão e 50 metros de altura.

Gramado conta com diversos tipos de museus, como o Hollywood Dream Cars, Harley Motor Show, Dreamland Museu de Cera, Supercarros, Museu do Perfume, Museu da Pedra, Museu da Moda e o Museu dos Festivais de Cinema. Além do Mundo a Vapor e o Mini Mundo que devem ser paradas obrigatórias para visita.

Não é novidade para ninguém que Gramado e Canela são referência em hospitalidade, além de serem duas das cidades mais lindas da Serra Gaúcha. Os destinos turísticos mais procurados do Brasil são famosos por serem parte da principal região vinífera do país, por sua gastronomia diferenciada e pela arquitetura inspirada em construções clássicas europeias.

Mas o que muita gente não sabe é que ambos os destinos possuem curiosidades surpreendentes sobre sua história, cultura e pontos turísticos! Vamos revelar alguns fatos interessantes sobre Gramado e Canela que te farão amar ainda mais estas cidades e ficar com ainda mais vontade de conhecê-las!

Algumas curiosidades de Gramado e Canela

  • Origem dos nomes

Rumores dizem que o nome Gramado se deu por conta dos tropeiros da Serra Gaúcha. Ao transportarem os rebanhos de gado de uma região à outra, volta e meia passavam por um imenso gramado, onde hoje é a cidade, e paravam para descansar. A região ganhou o apelido carinhoso de Gramado.

O nome originário da cidade de Canela surgiu por um motivo parecido, também em decorrência dos tropeiros. Na região onde hoje é a Praça João Correia havia uma grande caneleira, árvore que servia como ponto de encontrodos tropeiros que passavam pela região. A árvore era comumente chamada por eles de “Canela”.

  • Diferentes colonizadores

A região de Gramado e Canela foi colonizada por três diferentes povos: alemães, portugueses e italianos. Desta mistura resultou-se uma cultura diversificada, com muitas particularidades de costumes e uma deliciosa herança gastronômica. Além disso, Canela em específico também teve influências de colônias sírio-libanesas que se instalaram na região. A riqueza cultural adquirida com esta mistura inusitada de saberes é algo que vale a pena conhecer a fundo passando um tempo maior por lá.

  • Lago Negro

Em 1942, a propriedade da família Bier em Gramado foi acometida por um grande incêndio. Com a ajuda de moradores locais, o terreno onde antes ficava a casa deu lugar ao lago Leopoldo Rosenfeldt, conhecido hoje como Lago Negro. Este nome faz referência à flora em volta do lago, composta por árvores importadas diretamente da Floresta Negra alemã. A intenção era dar ao lugar um aspecto bucólico tipicamente europeu.

  • Conduta no trânsito urbano

Mesmo com a ausência de semáforos, o trânsito urbano em Gramado e Canela funciona perfeitamente, e é costume dos motoristas parar na faixa de pedestre. Esta conduta amplamente adotada pela população e visitantes concede uma boa fama às duas cidades pela segurança e respeito ao pedestre.

  • Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados de Canela. A queda d’água de 131m ganhou esse nome por conta do rio que, visto de cima, revela um formato que lembra um caracol. Muitas pessoas fazem a visitação à cascata através dos Bondinhos Aéreos, que possuem uma ótima estrutura, segurança e 100% de acessibilidade, mas o que muitos turistas desconhecem é que existe uma outra entrada de acesso através do Parque Estadual, o qual dispõe de trilhas que levam até o começo da cascata, onde a água dá início à queda. Aconselhamos para quem quiser se aventurar por esta entrada alternativa se informar antes sobre os horários de abertura e verificar as condições de manutenção das trilhas.

As informações foram retiradas do site Me Joguei no Mundo (click to open link).

Informações sobre visto e viagem

VISTO

O Brasil não exige visto para a grande maioria dos países.
Para saber se você precisa de visto para entrar no Brasil, verifique no site do Ministério das Relações Exteriores (clique para acessar).

Caso você necessite de visto para entrar no Brasil e também de uma Carta de Convite para Visto, envie um e-mail com seus dados e atividades a desenvolver no evento (palestrante, participante) para os organizadores da conferência em organisers@isci2022.org.

Como Chegar a Gramado/RS
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é o principal do Rio Grande do Sul. Ele
fica a cerca de 115 km de Gramado; devido à distância, você precisará de outro meio de transporte para chegar a Gramado.

Transporte de Porto Alegre para Gramado:
O deslocamento pode ser de carro alugado, ônibus, transfer, ou Uber. O trajeto dura aproximadamente duas horas, dependendo do meio escolhido, é possível fazer paradas estratégicas para contemplar a paisagem, fazer compras, visitar pontos turísticos e até restaurantes nada tradicionais.

De carro:
Destacamos duas rotas para ir de carro de Porto Alegre para Gramado: uma mais bonita, para ir
curtindo o visual da Serra (BR116 + ERS 235), e a outra, um pouco mais rápida(BR-116 + BR-239). A
diferença de tempo entre elas é de aproximadamente 20 minutos.
São várias as empresas de locação de veículos no Aeroporto Salgado Filho.

De ônibus:
A CITRAL é a única que faz o trajeto entre o Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre) e Gramado. As
passagens podem ser compradas na internet e o voucher da compra (com o número localizador)
deve ser apresentado impresso ou na tela do celular e trocado pela passagem no guichê da Veppo,
localizado próximo ao portão B, no primeiro andar do aeroporto.

O primeiro ônibus parte às 8h15 e o último sai de Porto Alegre às 21h30. Há opções de ônibus executivo sem paradas e também semidireto. Para conferir valores, as possíveis paradas
intermediárias e horários de chegada, acesse o site da CITRAL: https://www.citral.tur.br/

De Transfer:
Por fim, se você estiver em um grupo maior, pode compensar ir de transfer privativo até Gramado. Em breve passaremos o contato da agência de turismo do evento que oferecerá esta modalidade de transporte.

Informações Práticas

Secretaria Executiva:
Office Marketing Eventos
E-mail: organisers@isci2022.org
Horário de Atendimento Pré Evento:
Segunda a sexta-feira: 9h às 12h e das 14h às 18h

Horários de atendimento no local do evento:
Dia 24/05/22 – 14h às 19h
Dia 25/05/22 – 7h30 às 19h
Dia 26/05/22 – 7h30 às 17h30
Dia 27/05/22 – 8h às 17h

Crachá:
É obrigatório o uso de crachá para ingresso na sala, bem como para circulação em todo o Centro
de Eventos. 

Capacidade das salas:
O acesso às salas será por ordem de chegada, respeitando a capacidade de cada uma delas.

Certificados:
Todos os participantes receberão um certificado de participação no Congresso. Os mesmos
estarão disponíveis no site do evento 15 dias após o término deste.

IMPORTANTE

É proibida a entrada de crianças menores de 12 anos desacompanhada dos pais ou responsáveis.

Pessoas com necessidades especiais:
Para que possamos atender a qualquer pedido de necessidades especiais é necessário que o
interessado informe à organização do evento com antecedência mínima de 45 dias do início do
evento. Salientamos que o atendimento depende da disponibilidade de profissionais locais.
A FAURGS está equipada para atender cadeirantes.

TELEFONES ÚTEIS

Código de Área do Brasil: +55 
Código de Área de Gramado: 54
Polícia: 190
Ambulância: 192
Corpo de Bombeiros: 193
Estação Rodoviária: +55 54 3286 1302
Farmácia 24h: +55 54 3286 3599
Hospital Arcanjo São Miguel: +55 54 3295 8600 / 3286 1155
Posto de Saúde Central: +55 54 3295 7100
Informações Turísticas: +55 54 3286 1475

VOLTAGEM DE GRAMADO: 220V

PROTOCOLOS SANITÁRIOS: 
A Comissão Organizadora do ISCI 2022 estará cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos competentes na data da realização do evento.

Em função da atualização da Portaria SES nº 391 / 2021 e Informe Técnico CEVS/SES nº 16/2021, a partir de 1º de outubro de 2021 em todos os eventos realizados no Rio Grande do Sul, será obrigatório: • Apresentação de Comprovante de Vacinação Oficial (CONECTE SUS) de acordo com calendário de vacinação.

Mapa